Nervosismo, coração acelerado, dor no peito, falta de ar e tremores são alguns dos sintomas de uma crise de ansiedade. Mas como cuidar da nossa saúde mental durante a pandemia?
A pandemia é um período que nos fez repensar sobre vários aspectos da nossa vida e uma delas é como vivemos e percebemos o mundo a nossa volta. Tivemos que obrigatoriamente conviver com situações e pessoas que não convivemos antes e esse cenário nos leva a repensar nossas formas de nos relacionarmos com o outro, além de intensificar alguns dos sintomas que já sentíamos, mas que não pareciam tão importantes assim.
Separei algumas dicas que vão te ajudar a controlar a ansiedade nesse cenário:
-
Aceite que você está ansioso.
Aceitar a realidade é o primeiro passo para modificá-la. Se você nega que está passando por um momento de ansiedade (o famoso “colocar a sujeira debaixo do tapete”), as coisas podem se agravar em um curto período de tempo.
2. Nos momentos de crise, procure fazer algo que te acalme.
Quando você sente que o pico da crise de ansiedade chegou (ou até antes), procure se acalmar para que você possa racionalizar a situação e consiga procurar ajuda.
3. Faça algo que goste.
Fazer algo que te dá prazer pode ser um dos meios de enfrentar uma crise de ansiedade. Você gosta de ouvir música, meditar, dançar ou se exercitar? Continue fazendo isso, só que dentro de casa.
4. Evite excesso de informações
São tantas notícias o tempo todo, não é? Evite essa enxurrada de informações e sempre filtre o que é verdadeiro e o que é falso.
5. Aprenda uma nova habilidade
Sabe aquele curso que você sempre quis fazer e não fez? Talvez agora seja o momento! Você pode aprender novas habilidades através de muitas formas (gratuitas ou pagas), o que importa é que você se sinta bem e isso pode ajudar a diminuir a ansiedade.
Gostou das dicas? Então comenta aqui e compartilhe com alguém!