Antes da pandemia, o trabalho remoto já era uma tendência. Com a chegada do novo coronavírus, esse processo se acelerou. Ninguém planejou passar por tudo isso porém, imagine como as coisas seriam piores sem a facilidade da tecnologia. Fazer home office tem seus benefícios e malefícios. Um dos benefícios é ter mais liberdade e autonomia no seu trabalho, porém, como organizar todas as tarefas, ficar sozinho (a) o dia todo e não se sentir ansioso (a)? Como gerenciar a ansiedade no trabalho home office?
Mediante estas dificuldades, listei alguns tópicos que podem te ajudar com isso:
1. Mantenha uma rotina de trabalho
Tenha uma agenda e se organize. Se você tinha um horário fixo para acordar, procure manter esta rotina como: horário de trabalho, horário de almoço, intervalos, finalização do horário de trabalho e início do horário de lazer (ou qualquer outra coisa que for fazer).
2. Evite sobrecarga no trabalho
“Passo o maior tempo em casa então porque não adiantar o trabalho de amanhã?” Este pensamento pode ser válido quando sentimos que isso não nos sobrecarrega, caso contrário, este trabalho pode ficar para o dia seguinte.
3. Mantenha a casa organizada, mas sem obsessão
Quem nunca ficou em casa por muito tempo e sentiu vontade de arrumar a casa o tempo todo? Da mesma forma que você precisa organizar sua rotina de trabalho, é preciso organizar sua rotina de “trabalho” com relação à sua casa.
4. Evite fake news (notícias falsas)
Nesse processo de estar em casa por muito tempo, estamos conectados por mais tempo e de forma geral, não só em momentos de crise, acessamos notícias que podem ser verdadeiras ou falsas. Verifique se a notícia é verdadeira e só assim compartilhe com seus colegas e familiares.
Já voltou ao trabalho? Então confere o meu texto sobre “A volta ao trabalho em tempos de pandemia” aqui no meu blog!